Rir a Bandeiras Despregadas
Integrante da coleção Caderno de Artista, a publicação documenta o processo criativo da obra homônima, comissionada para a exposição "Brasil do Futuro" durante a posse presidencial de 2023. O livro detalha o ato performático que instituiu o "Decreto do Rir", documento oficial assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a concepção da videoinstalação, articulando o riso como estratégia estético-política.
Metafotografia: modos de estoriografar
Integrante da coleção Caderno de Artista, a publicação sistematiza os conceitos de metafotografia e estoriografia. A elaboração teórica emerge da análise da obra João e Carlos (2022), criada para a exposição "Brasília, enfim". O livro examina como este trabalho, pioneiro no uso de inteligência artificial generativa em museus do país, utiliza a imagem sintética como dispositivo para reinventar o arquivo e fabular novas narrativas históricas.
Dragão Floresta Abundante - CCJF
O catálogo da exposição Dragão Floresta Abundante no Centro Cultural Justiça Federal registra a produção desenvolvida durante a residência na Central Academy of Fine Arts (CAFA), em Pequim, a convite do Itamaraty. O título apropria-se do nome chinês atribuído ao artista, Long Peisen (Dragão, Abundante, Floresta). A publicação reúne obras que articulam interseções entre Brasil e China, explorando tradições artesanais e a simbologia da cor vermelha, unindo a história do Pau-Brasil à iconografia oriental.
Dragão Floresta Abundante - CCBB
O catálogo da exposição Dragão Floresta Abundante, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil, registra a produção desenvolvida durante a residência na Central Academy of Fine Arts (CAFA), em Pequim, a convite do Itamaraty. O título apropria-se do nome chinês atribuído ao artista, Long Peisen (Dragão, Abundante, Floresta). A publicação reúne obras multidisciplinares que articulam as interseções culturais e históricas entre Brasil e China.
Labirinto
O catálogo documenta a exposição Labirinto, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, sob curadoria de Cinara Barbosa. A publicação apresenta a série que articula a biografia familiar à tradição da renda labirinto da Paraíba. Ao imprimir retratos de parentes sobre linho e submetê-los à intervenção das rendeiras, a obra opera uma reparação simbólica, onde o bordado renegocia e reconstrói os laços de uma história fragmentada.






