Textos Críticos e Catálogos

DRAGÃO, FLORESTA, ABUNDANTE

curadoria de Renata Azambuja

[catálogo]

A exposição Dragão, Floresta, Abundante, de curadoria de Renata Azambuja, apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos por Christus Nóbrega durante o seu período de residência artística na China em 2015. Em Pequim, passou 2 meses pesquisando na Central Academy of Fine Arts - CAFA.

LABIRINTO

curadoria de Cinara Barbosa

[catálogo]

A exposição Labirinto, de curadoria de Cinara Barbosa, apresenta uma série de trabalhos desenvolvidos por Christus Nóbrega no distrito de Chã dos Pereira, no interior da Paraíba, região onde viveu sua avó. As obras criadas em parceria com as rendeiras da região apresentam a história da genealogia do artista.

Clipping

MON RECEBE EDIÇÃO COMEMORATIVA 

DA BIENAL DE CURITIBA

MON

[matéria]

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em comemoração aos 25 anos da Bienal de Curitiba, realiza uma edição especial, do dia 18 de outubro a 30 de dezembro de 2018. 
Referência no calendário de arte contemporânea, as exposições apresentadas este ano são retrospectivas de artistas de destaque que já passaram por suas edições anteriores. Serão ocupados vários espaços, entre eles a sala 9, os andares da Torre do Olho e realizando diversas intervenções dentro e fora do MON. Outros locais da cidade também recebem as mostras da Bienal 25 anos. 

CHRISTUS NÓBREGA INVESTIGA A RENDA LABIRINTO EM NOVA EXPOSIÇÃO 

ISABELA YU

[matéria]

 

Conhecido entre os circuitos de arte, o artista Christus Nóbrega abriu o baú de memórias de sua família para a nova exposição “Labirinto”. 

CHRISTUS NÓBREGA | LABIRINTO

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

[matéria]

O álbum de família é o objeto escolhido pelo artista plástico Christus Nóbrega para a exposição Labirinto, que ocupa a Galeria Mari’Stella Tristão.

São fotografias, foto-instalações, foto-objetos, vídeo-instalações e esculturas que revisitam a história social da Paraíba, tendo a renda labirinto como ponto de partida para as obras. O labirinto é um tipo de renda de linho feita exclusivamente por mulheres. De origem europeia, a produção se estabeleceu em Chã dos Pereira, na Paraíba, onde nasceu Christus Nóbrega.

O IDIOMA ANALÍTICO DE CHRISTUS NÓBREGA

BERNARDO SCARTEZINI/METRÓPOLES

[matéria]

 

Christus Nóbrega esteve dois meses na China. Foi tempo suficiente para perceber que algumas certezas ocidentais precisam ser deixadas pelo prezado viajante, por favor, do lado de fora da grande muralha.

A ARTE DE CHRISTUS NÓBREGA CONQUISTA A CASACOR

ROBERTA PINHEIRO

[matéria]

Obras do artista compõem quatro espaços na CasaCor Brasília, mas também estão presentes na mostra em Belo Horizonte e Fortaleza. Mais do que itens de decoração, elas revelam a relação entre arte contemporânea e a vida cotidiana

A CULTURA MILENAR DA CHINA SEGUNDO CHRISTUS NÓBREGA

REDAÇÃO FEIRA CULTURAL

[matéria]

 

Na história da humanidade diversas civilizações criaram histórias e narrativas épicas para registrar metafórica e figurativamente importantes acontecimentos para o desenvolvimento das sociedades. Culturas antigas como as das civilizações gregas, árabes e japonesas possuem um respeito pela história de seus antepassados que ajudam a moldar as tradições e costumes pelos quais são sedimentados os caminhos do novo mundo. 

 © 2018 by Christus Nóbrega. christusnobrega@gmail.com | Brazil

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube